Dicas básicas para um look de cerimónia perfeito

vestido de cerimónia comprido

E quais são os princípios básicos para um look de cerimónia perfeito se for convidada para um casamento? Bem…depende! Depende? Como assim? É que a questão não é tão simples assim. Um dress code pode ser influenciado por várias razões, por isso não há uma resposta única para esta pergunta. Por exemplo, como será o tipo de casamento; a que horas será, qual a estação do ano e em que lugar será realizado o evento? Estes e outros pormenores podem e devem ditar a escolha do guarda roupa nesse dia especial. De qualquer das formas, reunimos informações que podem ser transversais à maioria dos tipos de casamentos, e de seguida poderá consultar quais os conselhos e dicas a levar em conta e que podem ajudar a escolher o seu look no próximo casamento. Aqui vão algumas dicas para um look de cerimónia perfeito!

Antes de começar a escolher o que vestir, é importante ler bem o convite com atenção. No convite vai encontrar tudo o que precisa para saber que tipo de cerimónia se trata e qual o look mais adequado.

convite de casamento

Como já sabe com certeza, num convite de casamento vai encontrar:

1º - A Data - Saber esta informação vai ajudar a perceber em que estação do ano será a cerimónia

2º - A Hora - Define se será um casamento de dia completo, se será de tarde ou apenas à noite

3º - O Local - Esta informação vai ajudá-la a perceber se o casamento será realizado apenas pelo Civil ou se existe também uma parte Religiosa. Além disso é neste momento que é identificado o Local onde a felicidade acontece. Vai perceber se o casamento será realizado num local de eventos, numa quinta, numa praia ou em outro lugar.

 

Acreditem, a resposta a estes pontos são a chave para a escolha do vestido de cerimónia perfeito. Vamos a isso?

 

O CONVITE INDICA QUAL O “DRESS CODE” A USAR?

Tem-se popularizado o hábito de indicar no convite o dress code a usar no dia do casamento. Isso mesmo! Algumas noivas e noivos fazem questão de pedir aos convidados que se apresentem seguindo algumas regras nesse dia.

Se houver um “código” de vestuário solicitado pelos noivos, como por exemplo o uso de White tie, Black Tie ou um estilo mais formal, bem…tente seguir o pedido. No final de contas o dia é mesmo deles, não concorda? 😊

Se não tiver um dress code para seguir, então pode dar atenção a algumas regras clássicas e básicas que a ajudarão a apresentar-se com classe e elegância na próxima cerimónia.

Se não houver um pedido dos noivos neste sentido, o próximo factor a considerar é a data do casamento.

 

QUANDO SERÁ O CASAMENTO?

Ao responder a esta pergunta vai perceber se o seu vestido de cerimónia terá de ser mais adaptado ao verão, inverno ou a uma meia estação. É claro que se for uma estação mais fria e quiser levar um vestido um pouco mais fresco, pode fazê-lo. Nada que um elegante e adequado casaco não resolva. (Mas só um pormenor: se achar necessário usar um casaco, seria bom seguir algumas regras. Não vai querer destruir o seu look por causa de uma má combinação de “adereços”. Veja aqui algumas dicas para saber que casacos pode combinar com o tipo de vestido que escolher).

 

QUAL A HORA DA CERIMÓNIA?

O próximo passo é perceber qual será a hora do casamento.

Com tanta oferta em vestidos de cerimónia que existe hoje, é normal surgir a pergunta, devo levar um vestido comprido ou curto? Não existe uma regra extremamente rígida que a obrigue a usar um vestido de cerimónia comprido nos casamentos que se realizam à noite, mas caso opte por este tipo de vestido, normalmente a sugestão é usá-lo em celebrações tarde-noite e não durante o dia.

 vestido de cerimónia comprido verde

Muitas mulheres preferem usar vestidos de cerimónia compridos em dias especiais como o casamento de alguém importante, mas a verdade é que os vestidos de festa curtos, tipo cocktail, também são uma excelente opção visto oferecerem maior versatilidade. Este tipo de vestido é extremamente elegante e poderá ser usado em cerimónias realizadas pela manhã ou à tarde.

 vestido de cerimónia curto rosa

 

Sobre o Tipo de Vestido, a recomendação habitual para escolher o tamanho ideal do seu vestido de festa é:

Cerimónia durante a manhã/tarde: Vestido de cerimónia curto ou midi

Cerimónia durante a tarde/noite: Vestido de cerimónia comprido

 

O mais importante será conhecer o seu corpo e saber como realçar as partes que mais gosta e camuflar o que menos gosta, tendo sempre em consideração o seu estilo pessoal. Opte por um look sofisticado e não demasiado sexy ou extravagante. O corte e o estilo do vestido devem complementar a sua figura e realçar os seus melhores atributos. Existem vestidos de cerimónia numa ampla variedade de estilos, como vestidos de cintura alta, vestidos sem costas, vestidos com decote em V, etc. Escolha um que se adapte bem ao seu corpo e que a faça sentir confortável e confiante.

E se o vestido for muito, muito curto? Importa? Definitivamente!! Uma mini-saia ou um vestido (excessivamente) curto, não são boas opções para brilhar num casamento. Peças assim podem (e vão) chamar indevidamente a atenção para si, por isso o tamanho ideal para o comprimento de uma peça do género é pelo joelho. Nem muito curto, nem muito justo. Normalmente um dia de casamento é um dia cansativo e intenso. Escolha modelos que lhe permita ficar confortável na maior parte do dia. O tecido do vestido pode afetar a sua aparência e a sua capacidade de respirar e movimentar-se livremente. Tecidos mais leves e respiráveis, como o algodão ou o linho, podem ser a melhor escolha para eventos em climas e ocasiões mais quentes.

 

Caso o casamento se realize no final da tarde, os convidados devem apresentar-se menos descontraídos. Lembre-se que estará num ambiente noturno que será invadido pela atmosfera mágica criada pelos candeeiros, velas e outras luzinhas. Este tipo de ambiente apela a um brilho correspondente por parte de todos os presentes. Desta forma, as cores do vestuário devem, também, ser mais escuras (mas não demasiado escuras). Os tecidos podem ser veludo, cetim com alguns pormenores de cristal que confiram brilho e sem esquecer as lantejoulas. Quanto mais tarde for a cerimónia, mais brilhos e lantejoulas pode ter a sua roupa para poder usar este tipo de “jogos” de luz e cores a seu favor. Enfim, tudo o que possa conferir um carácter sofisticado e elegante. Certifique-se só que não ofusca o visual dos noivos

 casamento noite

 

ONDE SERÁ REALIZADO O CASAMENTO?

Também é importante perceber qual será o local do casamento.

O casamento vai ser feito apenas pelo civil ou haverá também uma parte religiosa? Trata-se de um casamento num jardim, na praia ou em alguma quinta rústica e romântica? Independentemente do local onde a cerimónia tenha lugar o seu outfit deve ir ao encontro do espaço de uma forma harmoniosa e especial. O seu vestuário deve ser elegante, romântico e com cores claras e animadas. 

local do casamento

Tal como não iria para o seu local de trabalho com um vestido de gala porque iria ser uma escolha “desarticulada” dessa realidade (a menos de que seja a Apresentadora dos Globos de Ouro, dos Óscares ou algo parecido) também é importante perceber que nem todos os vestidos servem para uma cerimónia de casamento. Por exemplo uma peça que exponha em demasia, determinadas partes do corpo – como os ombros, o peito, as costas ou as pernas – talvez não seja a mais aconselhada para usar em dia de cerimónia, principalmente, quando a mesma tem um carácter religioso. É muita pele…😅 Por esse motivo, ter alguma contenção na hora de escolher um look para casamento dar-lhe-á alguns pontos extra no que diz respeito à elegância e distinção.

 

E QUAL A COR MAIS ADEQUADA PARA MIM?

Na escolha da cor do seu vestido para casamento, há uma regra FUNDAMENTAL que deve ter sempre (mas sempre) em atenção.

O Branco é a cor das noivas, por isso é proibido usar Branco. Mesmo que encontre um vestido de cerimónia mais curto que não se pareça nada com uvestido de noiva brancom vestido de noiva, nunca leve um vestido branco para um casamento.

E quem diz branco, diz também os brancos “sujos” como os tons de pérola, marfim ou champagne, visto serem cores muito habituais nos vestidos de noiva.

Se as cores mais vivas não fazem muito o seu estilo, tudo bem. Não há problema. Pode usar uma cor clara e neutra, mas é preferível optar por uma tonalidade acastanhada ou por um rosa pálido. 

Só mais uma nota sobre as cores a evitar num casamento. Pode ser útil saber se o casamento terá damas de honor (ou damas de honra). Imagine que a noiva preparou um exército de damas e que as apresenta com uma determinada cor. Quando chega ao casamento percebe que está a usar exatamente o mesmo tom no seu look. Constrangedor, não acha? Se quiser evitar isso, pergunte à noiva se vai ter damas de honor e em caso afirmativo quais serão os tons usados por elas.

Outra cor a evitar – Preto. Não é um “crime” de moda usar preto numa cerimónia principalmente se for uma peça elegante, mas culturalmente o preto é associado ao luto e a cerimónias fúnebres. Algumas pessoas, com especial destaque para os noivos, podem não se sentir à vontade com essa ideia, por isso talvez possa optar por outras cores. É um dia de celebração! Há tantas cores bonitas, porquê escolher o preto nesse dia?

Tirando as exceções que mencionámos, tem um leque enorme de cores que pode usar no seu vestido de cerimónia.

 

Como sugestão, se o casamento for ao meio-dia, pode escolher cores neutras e tons pastel – bege, azul-escuro, rosa e azul-claro, verde-água, amarelo-claro entre outras.

Os Estampados florais são perfeitos para os casamentos que se realizam no Verão ou na Primavera pela frescura que naturalmente carregam, no entanto, como em tudo na vida, tente encontrar um padrão/cor equilibrado, leve e não muito exagerado.

Se a festa se realizar depois das 17h, então deve deixar de lado as cores claras e apostar nos tons mais fortes e nos brilhos.

Em resumo sobre as cores:

- O branco e “afins” estão fora de questão.

- O preto é para evitar a todo o custo e é preciso ter especial cuidado com os tecidos estampados ou repletos de brilho...

Tirando isso, quase todas as cores são permitidas, pelo que tem um leque muito grande de opções à sua disposição!

Como conselho final deixamos uma Dica de Ouro – Use e abuse do Bom Senso! (esta serve para casamentos e para tudo na vida) Aplicado ao vestuário, o bom senso é sinónimo de saber vestir com classe e ter noção que há linhas que não se devem ultrapassar. Se se olhar ao espelho e sentir que está demasiado provocante ou que vai dar muito nas vistas, tente moderar um pouco. No final de contas, o dia é dos noivos (com destaque muito importante para a noiva). Não lhe queremos tirar o protagonismo que eles merecem, certo?

E antes de saírem de casa… Não resistam ao espelho! Assim poderão perceber, se estão, efetivamente, prontas para brilhar!

Ahh é verdade…quase nos esquecíamos de um pequeno/grande pormenor…e se for acompanhada? Se o seu marido ou namorado a acompanharem neste dia, não quer levar ao seu lado um “embaraço” deselegante certo? Fique a saber tudo neste Artigo que preparámos para ajudá-lo a brilhar também! 😊

  |  

Mais postagens

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação